FANDOM

Panorama da Animação Mundial: República Tcheca Editar

Edição especial com a pré-estréia nacional do filme "Fita de Cromo, Cortina de Ferro", de Daniel Poeira, da Poeira Filmes, que serve de trabalho de fim de curso em seu mestrado em cinema de animação pela Escola de Belas Artes da UFMG. O filme, utilizando técnicas digitais mistas, narra uma história no início dos anos 80, na qual um jovem do subúrbio recebe uma fita cassete de um familiar morando no leste europeu. A fita contém um novo tipo de música que o garoto até então desconhecia: o punk rock. Em plena época de repressão política, o jovem tenta mudar a sociedade entrando no movimento punk. O diretor estará presente na sessão, para uma discussão com o público.

Apresentaremos em seguida a escola de animação tcheca, que Daniel Poeira considera sua principal influência. Os estúdios Kratky, em Praga, durante mais de 45 anos produziram uma média superior a 100 filmes por ano, nos quais transpareciam a criatividade e a liberdade dada aos animadores. Da maestria dos bonecos tradicionais de Jiri Trnka ao surrealismo cáustico de Jan Svankmajer, temos na República Tcheca algumas das obras mais interessantes de Stop Motion e Claymation (massinha) já feitas. Depois da guerra fria, apesar das dificuldades econômicas e da pulverização do Kratky em inúmeros pequenos estúdios, houve continuidade na tradição do país, através de animadores originais como Aurel Klimt e Michaela Pavlatova.

  • “Fita de Cromo, Cortina de Ferro” (Brasil, 2005). De Daniel Poeira. Técnicas digitais mistas. 10 min.
  • “A Mão” (“Ruka”, Tchecoslováquia, 1965). De Jiri Trnka. Bonecos, Massinha, Stop Motion. 18 min.
  • “Esfera” (“Kulicka”, Tchecoslováquia, 1963). De Hermina Tyrlova. Stop Motion. 9 min.
  • “O Apartamento” (“Byt”, Tchecoslováquia, 1968). De Jan Svankmajer. Massinha, Stop Motion. 13 min.
  • “Dimensões de Diálogo” (“Moznosti Dialogu”, Tchecoslováquia, 1982). De Jan Svankmajer. Massinha, Stop Motion. 12 min.
  • “Flora” (idem, Tchecoslováquia, 1989). De Jan Svankmajer. Stop Motion. 30 secs.
  • “Comida” (“Jidlo”, Rep. Tcheca, 1992). De Jan Svankmajer. Stop Motion, Massinha. 14 min.
  • “Ex Libris” (idem, Tchecoslováquia, 1982). De Garik Seko. Stop Motion. 10 min.
  • “O Mundo Extinto das Luvas” (“Zaniklý svet rukavic”, Tchecoslováquia, 1982). De Jiri Barta. Colagem, Stop Motion. 6 min.
  • “Repete” (“Opakovat”, Rep. Tcheca, 1995). De Michaela Pavlatova. Desenho. 8 min.
  • “Duelo” (“Duel”, Rep. Tcheca, 1997). De Pavel Koustsky. Desenho, Stop Motion. 7 min.
  • “A Queda” (“Pád”, Rep. Tcheca, 1999). De Aurel Klimt. Bonecos. 12 min.

Total: 1h59 mins.