FANDOM

"Jolene" - The White StripesEditar

Mesmo que você não goste do "novo rock" que ronda as rádios, a MTV, e principalmente as cabeças indies do mundo inteiro, mesmo que tenha uma preguiça danada do The Strokes, The Killers, The Hives, Yeah Yeah Yeahs, Libertines, e essas coisas todas, as vezes é preciso parar de ser chato, colocar uns pingos nos is e se curvar diante de uma boa música.

Essa Jolene, que sai em single e no DVD Under Blackpool Light é uma pérola. Inesperado cover de uma música inesperadamente interessante de Dolly Parton (isso mesmo, aquela cantora country americana loiruda e peituda), a faixa conjuga o melhor que o White Stripes em apenas três minutos e onze segundos. Concisão, ferocidade e densidade impressionantes, empolgantes crescendos paralelos de guitarra e vocal, riffs simples porém marcantes. A bateria, como sempre, não chama atenção... Pobre Meg.

Não deixa de ser uma balada. Na letra, Dolly/Jack implora para que a tal Jolene (bela e sedutora) não roube seu amado homem. Portanto é mais que uma balada: é uma balada country. Talvez o mais interessante dos White Stripes seja lembrar-nos das origens hoje quase esquecidas do rock: o country e o blues. E ainda fazem isso sem parecer nostalgia pura e simples, retrabalham estes ritmos com clara originalidade.

Refrator | Música