FANDOM

Panorama da Animação Mundial: Inglaterra e Canadá Editar

O Canadá apresenta uma tradição próxima de países como a Rússia e o República Tcheca: artistas são financiados pelo governo, que os incentiva, através do Escritório Nacional do Filme (NFB), a experimentar e a criar verdadeiras obras de arte. Norman McLaren, uma das figuras mais importantes da história da animação, inventor de inúmeras técnicas inovadoras, é um ilustre exemplo desta escola, assim como Chris Landreth, ganhador do Oscar 2005 na categoria animação, que vem revolucionando as técnicas de animação por computador.

Já a Inglaterra não possui escolas fortes de animação, mas desde os anos 80 vem se destacando através de artistas como o poético Barry Purves, os enigmáticos experimentadores irmãos Quay, e o estúdio Aardman (de “A Fuga das Galinhas”), atual líder em animação em massinha no mundo.

  • “Pontos” (“Dots”, Canadá, 1940). De Norman McLaren. Desenho em Negativo. 2 min.
  • “Vizinhos” (“Neighbours”, Canadá, 1952). De Norman McLaren. Técnicas Mistas. 8 min.
  • “Cânon” (“Canon”, Canadá, 1964). De Norman McLaren. Técnicas Mistas. 9 min.
  • “Bambi Encontra Godzilla” (“Bambi Meets Godzilla”, Canadá, 1969). De Marv Newland. Desenho. 2 min.
  • “Toda Criança” (“Every Child”, Canadá, 1979). De Eugene Fedorenko. Desenho. 6 min.
  • “Crac” (idem, Canadá, 1980). De Frederic Back. Desenho. 15 min.
  • “Bingo” (idem, Canadá, 1998). De Chris Landreth. 3D. 5 min.
  • “A Rua dos Crocodilos” (“Street of Crocodiles”, Inglaterra, 1986). De Irmãos Quay. Bonecos, Stop Motion. 20 min.
  • “Conforto Animal” (“Creature Comforts”, Inglaterra, 1989) De Nick Park (Aardman). Massinha. 5 min.
  • “Adam” (idem, Inglaterra, 1991). De Peter Lord (Aardman). Massinha. 5 min.
  • “Pib & Pog” (idem, Inglaterra, 1994). De Peter Peake (Aardman). Massinha. 7 min.
  • “Próximo” (“Next”, Inglaterra, 1989). De Barry Purves. Bonecos. 5 min.

Total: 1h23 min.