FANDOM

Panorama da Animação Mundial: EUA Editar

A animação dos EUA em alguns aspectos se aproxima do cinema deste país: ali se fazem, por um lado, megaproduções para o grande público, e, por outro, obras intimistas plenas de experimentação e personalidade. Buscamos aqui representar os dois lado desta moeda: a evolução dos grandes estúdios, de Winsor McCay (o criador dos desenhos animados) à Pixar (que produziu “Toy Story”); e animadores “autorais”, como o experimentalista Robert Breer e os hilários Don Hertzfeld e Bill Plympton. Destaque especial para “Vincent” do famoso diretor Tim Burton.

  • “Fases de Caras Engraçadas” (“Humorous Phases Of Funny Faces”, EUA, 1906). De J. Stuart Blackton. Quadro Negro. 3 min.
  • “Pequeno Nemo” (“Little Nemo”, EUA, 1911). De Winsor McCay. Desenho. 3 min.
  • “Como Opera um Mosquito” (“How a Mosquito Operates”, EUA, 1912). De Winsor McCay. Desenho. 6 min.
  • “O Passeio de um Homem e Seu Cão” (“A Man and his Dog Out for Air”, EUA, 1957). De Robert Breer. Desenho. 2 min.
  • “Fuji” (idem, EUA, 1974). De Robert Breer. Técnicas mistas. 8 min.
  • “O Clube” (“The Club”, EUA, 1975). De George Griffin. Desenho. 4 min.
  • “Aspargos” (“Asparagus”, EUA, 1979). De Suzan Pitt. Desenho, Recorte. 18 min.
  • “Vincent” (idem, EUA, 1982). De Tim Burton. Stop Motion, Bonecos. 6 min.
  • “Bibelô” (“Knick Knack”, EUA, 1989). De John Lasseter (Pixar). 3D. 3 min.
  • “Para os Pássaros” (“For the Birds”, EUA, 2000). De Ralph Eggleston (Pixar). 3D. 3 min.
  • “Sexo e Violência” (“Sex and Violence”, EUA, 1997). De Bill Plympton. Desenho. 7 min.
  • “Mais Sexo e Violência” (“More Sex and Violence”, EUA, 1998). De Bill Plympton. Desenho. 6 min.
  • “Gêneros” (“Genre”, EUA, 1996). De Don Hertzfeld. Desenho, Stop Motion. 5 min.
  • “Rejeitado” (“Rejected”, EUA, 2000). De Don Hertzfeld. Desenho, Stop Motion. 9 min.

Total: 1h23 min.