FANDOM

21/07/2006 - “Tiro Certo”, de Monte Hellman Editar

Monte Hellman é um dos diretores que tem seu nome ligado com a “revisão” do gênero western ocorrida sobretudo nos anos 60 e 70. Entretanto, o caminho escolhido por ele para injetar vida e subverter os clichês dos “bang-bang” é bastante sui generis: em “Tiro Certo”, Hellman leva às últimas conseqüências os personagens marcantes do western (mulheres misteriosas, bandidos sem escrúpulos, heróis durões, jovem de bom coração) ao retirar do filme qualquer vestígio de contexto e história, centrando o filme em uma perseguição que parece não ter começo nem fim. Resta no filme apenas o sentimento de confusão e tensão crescentes que o espectador sente instantes antes de um duelo decisivo em um faroeste clássico. Uma suspensão e uma espera prolongada que torna este um impressionante e eficaz experimento em linguagem cinematográfica.

  • “Tiro Certo” (“The Shooting”, EUA, 1967) – 82 min. Direção: Monte Hellman. Roteiro: Adrein Joyce. Com: Warren Oates, Jack Nicholson, Millie Perkins e Will Hutchkins”.

Total: 1h22 min.