FANDOM

09/06/2006 - “O Enforcamento”, de Nasiga Oshima Editar

Oshima ficou internacionalmente conhecido pelo poético e polêmico "Império dos Sentidos", de 1976, mas nesta época o diretor já possuía uma sólida carreira iniciada em 1959, sempre marcada pela inovação e pelo forte conteúdo político. "O enforcamento", um de seus mais famosos filmes, não é exceção. Pelo contrário, talvez seja o mais representativo de seus filmes, por levar as características do cinema da Nuberu Bagu ao extremo. Trata-se da história de um jovem coreano por estupro e assassinato, que, condenado à morte, sobrevive ao enforcamento. Esta situação estranha vai lentamente se tornando mais e mais absurda, transformando-se em uma comédia negra digna de Buñuel e Beckett. Trata-se de uma experimento que mescla linguagem cinematográfica e teatral, e de uma sátira política contundente sobre o preconceito, o sistema penal e o Japão dos anos 60.

  • “O Enforcamento” (“Koshikei”, Japão, 1968) – 117 min. Direção: Nasiga Oshima. Roteiro: Nasiga Oshima e Michinori Fukao. Com: Do-Yun Yu, Kei Sato e Fumiu Watanabe.

Total: 1h57 min.