FANDOM

"Le Fond de L'Air est Rouge", de Chris Marker Editar

Considerado um dos documentaristas mais importantes da Nouvelle Vague, Chris Marker expõe neste filme-ensaio várias facetas da nova esquerda construída no mundo a partir de 1967. Também conhecido pelo subtítulo "A Terceira Guerra Mundial, 1967-1977", este filme funciona tanto como documento histórico quanto como um exercício cinematográfico sobre o tema da memória, tão recorrente na obra de Marker (vide “La Jetée”). Ainda que esteja claramente vinculada a uma posição política esquerdista (Marker jamais procurou fazer documentários “neutros”), esta obra surpreende pelo caminho crítico e inteligente da escolha de seus pontos de vista e primas peculiares.

  • “O Fundo do Ar é Vermelho” (“Le Fond de L'air Est Rouge”, França, 1977). Direção: Chris Marker – 180 min.

07/04/2006 – Primeira Parte: “As Mãos Frágeis” Editar

A primeira parte inicia-se em 1967 e retrata a emergência dos movimentos sociais da nova esquerda, para os quais a guerra do Vietnam serviu como fator agregador, e que tiveram os eventos de Maio de 68 como clímax e início da derrocada. Duração: 90 min.

28/04/2006 – Segunda Parte: “As Mãos Cortadas” Editar

A segunda parte aborda, com imagens poéticas e profundas, o lento declínio da esquerda pelo mundo, passando pela morte de Che Guevara, pela primavera de Praga, pela ditadura do Chile e por outros acontecimentos históricos marcantes, com um olhar atento e distante dos clichês dos filmes documentários.

Duração: 90 min.